Boas a todos!

Aqui em casa são 4 usuários. Sempre que um usuário não encerra a sessão e outro usuário se loga, não é mais possível desligar o computador. Somente pelo terminal com "sudo poweroff" que o sistema é desligado. E se o 2° usuário também não encerrar a sessão, o primeiro também não consegue desligar a maquina. E isso independe dos tipos de contas, sejam padrão ou administrativa os sintomas são os mesmos. Isso gera um problema: quando não há ninguém com direitos administrativos por perto, o computador ou é desligado pelo botão ou tomada ou fica ligado até aparecer alguém administrativo para desligar o computador.

Ruim, muito ruim... gasto de energia desnecessário. Porém, é compreensível.

Se um determinado usuário não encerrou sua sessão, isto significa que algum processo ou trabalho pode estar sendo feito, então, neste caso, o comportamento do sistema seria o ideal, impedindo o desligamento _a pedido_ do dito usuário que não encerrou sua sessão. Basta então educar os usuários a encerrarem suas sessões de forma correta para o sistema funcionar a contento.

Mas este é o meu cenário. Outros cenários devem ser analisados para saber se são indicativos de algum problema ou se é só uma falta de hábito ( como é no meu caso, visto que nas versões anteriores isso não acontecia ).

Anderson