Ubunteiros,

Fiz uma lista de IPS em uso na minha rede, e os IPS em desuso.

Com isso eu consigo liberar apenas IPs novos as máquinas que estão
chegando...

Mas, estou enfrentando um dilema. Alguns usuários, ficam tentando trocar os
IPs aleatoriamente

para fugir das regras do firewall, já que alguns ips tem privilégio na rede.

Fiz uns testes com o IPTABLES, cadastrando o MAC a um IP... mas não obtive
sucesso...

Gostaria de saber algum caso de sucesso, e que alguém possa me mandar um
passo-a-passo de como

fixar um determinado IP a um MAC, que se o usuário do MAC em questão que
recebeu o IP(1), se trocar o seu IP

para outro, ele deixe de navegar....

Exemplo:

Maquina1:
IP: 192.168.1.47 MAC cadastrado 00:4c:4b:44:cc:00 (fictício)

Então no Firewall estaria cadastrado assim...

Se o usuário trocar seu IP para : 192.168.1.48, a máquina fique bloqueada e
perca a conexão...

Como fazer?

Marcos