Caros,

Utilizo o Ubuntu 10.10 e não possso migrar para as versões 11.04 ou
11.10. Sou cego, utilizo leitores de telas e, ao menos por enquanto,
preciso ficar vinculado ao Gnome.

Experimento instabilidade extraordinária. Isto é realmente notável,
visto que, dentre as características mais marcantes do Linux, está
precisamente a grande estabilidade que oferece.

Há duas espécies de travamentos:

1. Trava o leitor de telas - O Orca é uma ferramenta em evolução,
então, não é incomum que tal suceda. No entanto, basta um pressionar
de teclas para que a voz, interrompida, novamente se apresente.

2. Trava o Gnome - Apenas um pressionar de teclas é capaz de devolver
o funcionamento: ctrl+alt+backspace. No entanto, isso reinicia o
ambiente gráfico o que implica dizer que, a todo momento, perco aquilo
que faço.

Para esta última espécie de travamentos, não tenho explicação. Não
enxergo, mas travado o computador, perguntei a pessoa que enxerga: "O
que se passa?" A resposta foi: "Não há mensagem de erro; não há nada
de diferente na tela. No entanto, o Gnome travou e não responde nem ao
mouse, nem ao teclado".

Há algum evento que dispare o travamento do Gnome? É terrível. Por
mais que tente encontrar um padrão, este se esconde. Por vezes, estou
a abrir o Thunderbird, a clicar em um link do Firefox, a gravar uma
mensagem de voz, a escrever uma palavra no Gedit.

E porque é caótica a origem do problema, não consigo reportar algo
mais bem descrito. Também não sei o que poderia ser feito para que
obtivesse uma pista do problema.

Seria o orca? Não creio. A maioria dos usuários cegos mostram-se muito
satisfeitos com a estabilidade do Linux. Tem de ser outra coisa.
Talvez o meu vídeo? É a única coisa em que consigo pensar.  Quando
instalei a versão 10.04, o meu drive de vídeo não foi reconhecido,
então, a tela ficou negra. Na versão 10.10, o drive foi reconhecido,
mas os travamentos começaram.

É muito pouco, realmente muito pouco, mas é a única conexão lógica que
consigo estabelecer. A verdade é que não sei mesmo o que se passa.

Pensei em desinstalar o drive de vídeo. Visto que sou cego. Não haverá
grande prejuizo se não puder ver a tela. neste caso, a minha pergunta
seria: como desinstalar o meu drive de vídeo?

Com uma descrição assim abstrata, talvez seja muito difícil dar uma
opinião, mas ainda assim, arrisco: o que acham os amigos?

Luciano