Bom dia,

Um roteador [wireless] resolverá todos os seus problemas... sem grilo
nenhum...

Eu já utilizei Virtua quando ainda morava na casa da minha mãe, e nunca
tive problemas com compartilhamento de conexão. Ela continua utilizando até
hoje.

O esquema é o seguinte:

Modem Virtua (RJ45) => Roteador Wireless (RJ45) => Computador físico e
gadgets wireless.

Só desligar o modem Virtua, aguardar uns minutos, espetar o Roteador
[Wireless], e ligar ambos.

O modem não é tão bitolado assim que assume que você tem que utilizar UM e
SOMENTE UM computador nele. Ele é dinâmico, mas tem uma pequena burocracia,
que é o tempo dele ficar desligado. Se não funcionar na primeira vez, tente
pela segunda, e mais vezes se for necessário. Uma hora pega. Talvez não
seja nem necessário clonar MAC.

Abraços