Fabiano,

A solução que eu achei mais conveniente é idêntica à sua. Para registrar,
uso o programa para facilitar a criação do arquivo XML. Depois é só copiar:

sudo cp ~/.gnome-wallpaper-slideshow/gnome-wallpaper-slideshow.xml
/usr/share/backgrounds/contest/background-1.xml

Abraços,
--
Rafael Bernard Rodrigues Araújo
http://about.me/rafaelbernard