Estava acompanhando a discussão sobre Sun-java e OpenJDK... como sou "QIB" em computação, não entendi muita coisa... Vamos aos fatos: eu não vinha conseguindo acessar a conta do Banco do Brasil (BB) e do Bansicredi. Então, quando fui conferir o o Synaptic, vi que não possui nada do Sun-java instalado, tampouco do OpenJDK. Tentativa 1: Como já havia feito em outra época, instalei 4 itens do Sun-java, incluindo o Sun-java6-plugin (o que funcionara na época). Por desconhecimento do que havia instalado e para garantir, instalei quase tudo que vi do Sun-java:
- Sun-java6-jre;
- Sun-java6-javadb;
- Sun-java6-jdk;
- Sun-javadb-common;
- Sun-java6-bin;
- Sun-java6-fonts;
- Sun-java6-demo;
- Sun-javadb-client;
- Sun-javadb-core;
- Sun-javadb-demo;
- Sun-javadb-doc;
- Sun-javadb-javadoc;
- Sun-java6-plugin;
Mas isso não funcionou!!!
Tentativa 2: Acompanhando a lista, resolvi instalar o OpenJDK e, mais uma vez, por desconhecimento instalei quase tudo que vi do OpenJDK:
- Openjdk-6-jre;
- Openjdk-6-dbg;
- Openjdk-6-doc;
- Openjdk-6-demo;
- Openjdk-6-jdk;
- Openjdk-6-jre-lib;
- Openjdk-6-opensource;
Mas ainda não funcionou!!!
Tentativa 3: Instalei os plugins:
- Icedtea6-plugin;
- Icedtea6-jre-cacau.
E tudo funcionou!!! Ambos os sites. Observei que antes de abrir os teclados virtuais, a máquina pedia para executar o icedtea6-plugin. Ou seja, este é o cara!!!

As minhas dúvidas são:
1- O Sun-java6 não serve para nada? Posso deletá-los?
2- Dentre todos estes itens que instalei do OpenJDK, quais são realmente necessários e quais posso descartar? 3- Onde posso ler sobre o assunto e entender o que é o tal do Sun-java, o que é o tal do Openjdk e qual a diferença dentre eles? Só sei que sem eles eu não acesso as contas do banco e rodo alguns programas. 4- Como posso atualizar os Openjdk, observei na lista que existe algo como o número 7?
5- O que é o Icedtea6-plugin?

Agradeço a atenção, mesmo que não possam me responder!!!
Tiago de Faria