Em 31 de janeiro de 2012 10:01, Usiel Amaral <us...@usiel.net> escreveu:
> [...]
> impossível de ser movimentado, o led do HD fica acesso sem piscar e, sem
> motivo aparente; quando aconteceu hoje eu tava com este aplicativos abertos:
> thunderbird, navegador firefox, um aplicativo no wine, pidgin..., mas eu uso
> esses aplicativos diariamente e passa dias sem acontecer isso.
>
> Uso ubuntu 11.10, notebook samsung R440 com Gb RAM, 4Gb swap, partição /
> (raiz) com 84,98% de espaço livre e partição home com 35,55% de espaço
> livre.
>
> Alguém já teve este problema? já descobriu algo pra resolver?

Usiel, a parte em que você informa a quantidade de RAM ficou truncada,
mas a julgar pelo efeito que é o mesmo que estou sofrendo por aqui
deduzo que a causa seja a mesma. Falta de memória.

Há vários meses tenho notado este problema que estava incomodando até
que precisei abrir uma máquina virtual no VIrtual Box e piorou tudo.
Foi quando eu comecei a investir e constatei que Firefox, Chrome e
Thundeirbird são três monstros devoradores de RAM.

Só pra ter uma ideia neste exato momento meu desktop está com uptime
de 50m. Só abri um Nautilus, o Chrome (com 4 abas), o Empathy um
terminal e um PDF de uma página. Com estas "pequenas" aplicações
básicas meu consumo de memória já está em 1.1GB, dos miseráveis 2GB
que tenho pra trabalho e olha que eu nem abri todos os programas de
trabalho ainda. As 10h que é o horário de pico as coisas ficarão pior
pro meu lado e a solução é reduzir o ritimo de trabalho e fazer uma
coisa de cada vez.

Isto é culpa da maldita obsolescência programada criada pelos nossos
avôs. Você compra um computador com excelente processador e muita
memória e não leva muito tempo lançam um sistema operacional que
devora tudo deixando o hardware no seu limite. Qualquer
modificaçãozinha te faz sentir que o hardware está obsoleto e em pouco
tempo você se sente obrigado a trocar de hardware te induzindo a
atualizar o sistema novamente e assim recomeçando o ciclo todo denovo.

As 5 possíveis soluções são: 1 - trocar de hardware; 2 - comprar mais
RAM para este seu computador; 3 - reduzir o ritmo de trabalho abrindo
menos aplicações, 4 - menos páginas etc; 5 - usar aplicações mais
simples, mesmo que o pessoal da Canonical ou do Gnome tentem te
empurrar de garganta abaixo as interfaces novas e pesadas ou então 5 -
chutar o pau da barraca ir para um ilha deserta e esquecer o mundo do
tecnologia. :)

Sugiro que comece pelo mais fácil, tente colocar mais RAM. ;)

> --
>
> www.usis.com.br <http://www.usis.com.br/>
> Usiel Amaral
> (62)9253-1787
>
> Seja Livre: use Linux <http://www.ubuntulinux.org/> e/ou BrOffice
> <http://www.broffice.org/>, Firefox <http://www.mozilla.com/pt-BR/firefox/>
> e Thunderbird <http://br.mozdev.org/thunderbird/download/>

Welington Rodrigues Braga
Web: http://www.welrbraga.eti.br
MSN: welrbraga[*]msn·com
Gtalk: welrbraga[*]gmail·com
Yahoo / Skype:  welrbraga
PGP Key: 0x6C7654EB
Linux User #253605

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9