2012/2/6 Jeferson Rodrigues <jefero...@gmail.com>

> Boa tarde Sidney,
>
> Eu sempre fiz via SSH, como o Murilo falou, porém nunca efetuei nenhuma
> configuração. Acredito que os servidores SSH vêm já configurado para estar
> habilitada a opção ForwardX11. Essa configuração você encontra no arquivo
> /etc/ssh/ssh*d*_config. O mesmo que o Murilo falou, mas acho que ele
> esqueceu do D.

No ubuntu que eu uso agora, só tem o arquivo de config sem o D, no redhat
que eu acesso aqui tem os 2, e talvez no que você usa agora tenha só o D.
na dúvida, altera os 2 (se existirem).
Talvez também era necessário alterar essa configuração só nas versões
antigas (estou em um ubuntu 10.10)

> A única coisa diferente que faço é colocar o -X na chamada do SSH, exemplo:
>
> ssh -X jeferson@127.0.0.1

Sim, tinha esquecido do parâmetro -X

> E depois disso, você pode chamar aplicações sozinhas remotamente, ou até
> mesmo uma interface X Server completa, como o GDM/Gnome.

Já tentei isso antes, mas tive problemas pois o GDM (no ubuntu 10.04, na
época que eu tentei) tenta executar o X usando o DISPLAY localhost:0.0, ao
invés de usar o display da variável de ambiente. Começou a ficar complicado
quando eu tentei forçar ele a usar um display específico, e então eu desisti

> Talvez seja
> necessário você configurar em uma variável de ambiente o SCREEN, mas
> infelizmente não me recordo como faz. Se alguém souber, favor, dá uma luiz
> aí.

Acho que você quis dizer DISPLAY, e quando eu preciso (ultimamente não
preciso mais), simplesmente executo o comando:
DISPLAY=:0.0
e depois disso posso executar qualquer programa com interface no server
(para teste, abra o gedit, ou nautilus)