Caros,

Com o meu Ubuntu 10.10, acesso duas partições NTFS: a primeira referente ao Windows (sda2) e a segunda referente ao meu repositório de arquivos (sda6).

Não há montagem automática de partições, então, a tarefa de acessá-las é um tanto enfadonha.

Por cá, já havia lido uma dica de como montá-las, utilizando o fstab. Na época, fiquei com um pouco de receio de fazer a coisa errada. Hoje, porém, resolvi executar o procedimento. Lendo um artigo da Internet, concluí que o procedimento adequado poderia ser o seguinte:

No terminal:

sudo mkdir /mnt/windows
sudo mkdir /mnt/repository

Ao abrir, o arquivo /etc/fstab, coloquei como as duas últimas linhas:

mount /dev/sda2   /mnt/windows   ntfs   defaults,user.rw,auto   0   0
mount /dev/sda6   /mnt/repository   ntfs   defaults,user.rw,auto   0   0

Para testar, reiniciei o computador e houve travamento no processo de boot. Esta é uma das coisas que não entendo. Se fiz a coisa errada, vá lá, que se inicie o sistema e ao fim se diga que houve um erro na montagem das partições, mas não iniciar o sistema é coisa que fica realmente muito feio.

Talvez fosse possível escolher o boot por alguma coisa como um modo seguro, mas infelizmente, a tela de escolhas de sistemas operacionais é inacessível, pois utilizo leitor de telas e este ainda não foi carregado.

A única saída foi recolocar o CD de instalação, montar a partição sda5, adotada pelo Linux, retirar as referidas linhas do fstab e, pronto, tudo voltou a funcionar.

De certa forma, o fato de ter conseguido recuperar o sistema, sobretudo, quando o leitor de telas poderia não ajudar-me, deu-me confiança de que posso fazer a coisa de modo seguro.

   mas agora, o que lhes pergunto é: o que está errado em meu
   procedimento? Por que, além das partições não terem sido montadas, o
   sistema operacional ainda travou? Existe alguma forma mais simples
   de se fazer a referida operação?

Luciano