Bom dia Marconi,

Mas a hibernação desliga sim o computador. O que ele faz é pegar tudo que
tá em memória RAM e colocar dentro da SWAP, e quando você ligar novamente o
computador, ele pega o que tá na SWAP e joga na RAM novamente.

Agora, caso você suspenda (sleep), o computador mantém um mínimo de energia
necessário só para manter os dados na memória ram, para quando vocẽ ligar
novamente, ele reestabeleça a energia aos outros dispositivos, e você tenha
um sistema pronto em alguns poucos segundos.

Mas um detalhe, se acaso acabar a bateria no meio da suspensão, você poderá
perder dados que não foram salvos, e a sessão não tem retorno.

Às vezes acontece de travar também no momento do wake up. Neste caso,
equivale-se ao anterior.

Abraços