Em 1 de abril de 2012 10:17, João Santana <joao.abo.sant...@gmail.com>escreveu:

> vírus no ubuntu, mesmo que porventura vc receba algum arquivo contaminado,
> via e-mail, pendrive etc... qualquer um será inofensivo ao seu ubuntu.
>
> Mas pode ser prejudicial se a máquina dele compartilhar recursos com
> máquinas Windows.
>
> Um troiano ou worm numa pasta compartilhada pelo Ubuntu certamente não o
> afetará, mas poderá infectar um Windows que acesse essa pasta.
>
> Para casos em que haja compartilhamento de recursos entre sistemas
> diferentes, ter um antivirus é tão bom quanto canja.

Sim, é verdade que canja e caldo de galinha não fazem mal a ninguém (já
dizia minha avó), mas o antivírus, no caso, fica na máquina Windows, que
busca o compartilhamento na máquina Linux, aí tem mais sentido.
O inverso, uma máquina Ubuntu pegando dados de uma máquina Windows, mesmo
que haja vírus, não faz a menor diferença para o Ubuntu.

Se ele quiser instalar um antivírus para ajudar a pegar as pragas do
Windows aí é pura opção. Eu tenho um antivírus instalado e serve
basicamente para pegar os vírus nos pen-drives dos meus alunos quando os
espeto na minha máquina. É por pura boa vontade e caridade para com eles,
nada mais.

Por outro lado, esse meu comportamento deixa os mais fundamentalistas de
cabelo em pé. Segundo esses não é pra ajudar nada não: os usuários de
Windows que se explodam com os seus vírus; quando cansarem, então estão
prontos para um S.O. de verdade.

Abraços

André Cavalcante
Porto Alegre, Brasil