Para melhor esclarecer a lista.
Esse linux educacional é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de
Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação
 (MEC).
O Linux Educacional se encontra na versão 4.0, usa o ambiente gráfico KDE.
Esta versão do Linux Educacional está baseada no ubuntu 10.04. Enquanto que
as anteriores eram baseadas no 8.04 (pelo menos a 2.0 era). Elas são sempre
baseadas em uma versão Ubuntu LTS. E acrecidas modificações
de caráter pedagógico incluindo conteúdo (literaturas, ect.) do MEC.
Apesar de ser baseada no Ubuntu o SO tem um comportamento diferente de tal.
Eu passei por maus momentos na época do LE 2.0 inclusive com dispositivos
usb. Pensei que a partir da versão 3.0 esse problema estivesse resolvido.
Só para se ter uma ideia, onde rodava o LE2.0 eu não consegui migrar para o
3.0 devido a problemas com hardware.
Enfim, não ajudei no assunto mas acredito que com essas informações fique
mais fácil de alguém propor uma solução mais "adequada" ao problema.

Ávila
(31)9325-6871
E-mail: genin...@gmail.com
MSN: genin...@hotmail.com
Skipe genin...@gmail.com
https://launchpad.net/~genin10
http://www.ubuntu-br.org/
"A caixa dizia: 'Requer MS Windows ou superior',
 então eu instalei Debian/GNU Linux"
Ubuntu User #29645
Linux User #499959