Alô Pessoal

Preciso de ajuda com o grub (creio):
De uma hora para outra o boot do meu desktop com Ubuntu 11.10 deu para parar em uma tela cor de grub e para aí. Não aparece aquele Ubuntu com pontinhos piscando nem entra nada. Aí, se depois de esperar algum tempo eu taco o dedo no botão reset, ele como que dá boot novamente, mas aparece uma tela sem X, oferecendo algumas opções, tal como Ubuntu genérico xxx, Ubuntu genérico modo de recuperação, etc. Então escolho o Ubuntu Genérico e ele entra normalmente no Ubuntu.

Já tentei uma dica que vi aqui na lista, que foi confirmada por uma pesquisa no Google: Bootar com o Life CD, abrir um terminal e teclar:
sudo fdisk -l
sudo mount /dev/sda1 /mnt (sda1 foi o indicado no fdisk. Só tem o Ubuntu instalado)
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
grub-update

Mas não adiantou. continua parando na tela cor de grub e da última vez precisou de dois resets para conseguir iniciar.

Assim, peço socorro aos Mestres.

abraços
Mário Vianna