Bom dia Pedro,

Eu tenho um notebook com uma Radeon HD4200, e realmente o Ubuntu tem muito
a melhorar no quesito multi-monitor. Eu estava utilizando o Mint 12 com
Gnome Shell + Mate, e não tinha esse tipo de problema, mas o principal
motivo de reclamação é que as janelas que são abertas não obedecem a
posição do cursor do mouse (se está no monitor 1 ou 2).

Aqui no meu trabalho eu estava usando 2 monitores com uma placa NVidia
8400GS, mas estava utilizando o Mint 12 também. As configurações eu definia
no próprio nvidia-settings, que gerava um xorg.conf para mim com as
configurações desejadas.

Acredito que o seu problema seja com a extensão composite. Por onde você
configura o uso dos dois monitores? Que driver você está utilizando
atualmente?

Os entusiastas que estão testando o 12.04 dizem que melhorou nesta versão,
porém ainda tem muita coisa a ser resolvida.

Abraços