Paulo, apenas tenha certeza de que você realmente está usando o Gnome shell
ou o Unity. Verifique no momento do login.

Verifique também se a remoção dos efeitos realmente vai otimizar para o uso
diário. Eu pessoalmente penso que um ambiente de trabalho bonito melhora o
meu desempenho diário.

Humberto Fraga