Obrigado pela dica, André.

Não conhecia este recurso. Logo que tiver tempo vou estudar a estrutura destes arquivos .desktop, para ver se consigo o que estou querendo, isto é: que qualquer programa .dxf no qual eu clicar seja aberto automaticamente pelo QCad profissional, que adquiri da Ribbon Soft. No Ubuntu 10.04 consegui fazer este vínculo facilmente, mas a partir do 11.10 a opção de vincular os arquivos aos programas que se quer sumiu.

Quando vi que o Ubuntu tinha oficializado o Librecad, que é praticamente um clone do QCad, embora com alguns recursos a menos, fiquei até animado em usá-lo, mas nas minhas primeiras experiencias ele começou a travar no meio do desenho, o que me fez perder algum trabalho, aí perdi a confiança nele.

Abraços
Mário Vianna