> Como colocar na area de trabalho do Ubuntu 12.04 >um icone de um arquivo

para criar uma atalho na area de trabalho você deve digitar no terminal o
seguinte comando:

gnome-desktop-item-edit ~/Área\ de\ trabalho/ --create-new

antes de digitar o comando você deve verificar se o nome da sua área de
trabalho esta Área de Trabalho ou Desktop
se tiver Desktop no lugar de "~/Área\ de\ trabalho" digite "~/Desktop",
depois aparecerá uma janela com o nome
Create Launcher no meu caso pq o meu ubuntu esta em inglês em português
talvez seja criar lançador,
no item Tipo: deixe Aplicação mesmo,
no item Nome: é o nome que irá aparecer no icone,
no item Comando: click no botão Navegar (acho que é isso que deve estar em
português) e encontre o
arquivo executavél para o qual deseja criar o atalho.
por exemplo eu tenho o navegador chrome em uma pasta minha sem estar
instalado, a localização dela é a seguinte:

/home/rodrigo/programas/chrome-linux/chrome-wrapper

onde chrome-wrapper é o executavél, click em Navegar e encontre o
executavél selecione ele e click em Abrir.
no item Comentário: é apenas um comentário que vc pode colocar é opcional.
para alterar o icone na janelinha Criar Lançador tem uma imagem que é um
quadradinho com uma mola em baixo é só clicar nela que abrirá para alterar
o icone no meu caso tem um icone do chrome na mesma pasta do executável com
o nome product_logo_48.png então é só navegar até a pasta
/home/rodrigo/programas/chrome-linux/product_logo_48.png
e clicar em Abrir, e por ultimo clique em OK.

espero ter ajudado.