Boa tarde,

Xis, só a título de adicionar um feedback sobre o desktop Mint, já que você
citou, ele utiliza o Gnome3, com algumas facilidades (extensões) já
habilitadas por padrão, e o Mate, sendo este um fork do Gnome2. E por que
um fork do Gnome2? Pelo simples fato das bibliotecas dele não serem
compatíveis, nativamente, com as bibliotecas do Gnome3 e do gnome-shell, só
que a equipe que desenvolve o Mint fez várias adaptações no Gnome2, para
ele ficar compatível com as bibliotecas do Gnome3 (que bagunça rsrsrsrs), e
o que sobrou foi um ambiente, que comporta os menus dos dois Gnome's, um em
cima e outro em baixo, e ficou bem bacana por sinal.

Abraços