Prezado Renato

Tentei mas não deu certo. Creio que este comando é a mesma coisa que assinalar o quadradinho "Permitir a execução do arquivo como programa" no Nautilus, na aba propriedades, o que eu já havia feito.

Assim, a pergunta abaixo continua de pé:

Como faço para executar scripts tcl/tk no Ubuntu 12.04 sem ter de abrir o terminal e teclar todo o path do shell wish e mais o do script?

Uma outra solução que o livro de tcl que tenho sugere é colocar as três linhas seguintes no começo do script:

#!/bin/sh
# Notem a barra invertida no final \
exec wish -f "$0" ${1+"$@"}
( aqui vai o resto do script propriamente dito )

Mas também não roda o programa.

Parece até que o 12.04 desabilitou chamar um shell a partir do comando #! no início do script.

Agradeço qualquer ajuda.

Abraços

Mário Vianna