Olá Amigos,

Eu tenho uma rede em casa, com* 3 micros com Windows 7 e 2 com Ubuntu 12.04.
* Consigo enxergar os micros com Ubuntu pelas máquinas com Windows 7, mas o
contrário não acontece, mesmo com o Samba devidamente instalado e
configurado. Eu queria apenas mapear pastas nas máquinas windows para poder
acessá-las pelos micros com o Ubuntu.

Percebo que mesmo as duas máquinas com Ubuntu, não se enxergam, o que me
causa grande frustração. Já pesquisei vários tutoriais em vários sites
sobre Linux, consegui sucesso parcial, mapeando uma das pastas em uma
máquina windows, mas como utilizei o comando com IP e minhas máquinas tem
IP dinâmico, no próximo boot tudo se desfez.

Já uso vários recursos do Linux e venho investindo bastante no aprendizado
com comandos no terminal, mas o acesso à rede ainda é um mistério que não
consigo desvendar. Sei que é mais complicado orientar com relação ao acesso
às máquinas windows, mas presumo ser fácil acessar uma mesma máquina que
esteja com a mesma versão do Ubuntu.

Minha rede é configurada da seguinte maneira: O ponto de internet chega e é
conectado a um roteador na porta WAN - trata-se de um cabo de fibra ótica,
disponibilizado pela empresa provedora de internet -, este roteador
Wireless, um Linksys WRT160,está conectado, via cabos, a um outro roteador
Wireless TPlink que desabilitei o DHCP para usá-lo como um distribuidor
somente, apesar de ter outro SSID. Tenho dois micros, com o Ubuntu, ligados
por cabo às demais portas deste último roteador, que funcionam
perfeitamente, com acesso à internet e perfeitamente visíveis por toda a
rede. Também consigo fazer "ping" das máquinas com Ubuntu nas máquinas
windows, mas não há "santo" que faça eu acessar as máquinas pelas máquinas
com Linux. Inclusive entre as máquinas com o Ubuntu.

Eu ficaria muito agradecido se alguém me mostrasse uma luz no fim do túnel.
Os dois micros com Linux estão devidamente atualizados e com vários
aplicativos instalados. Muitas das coisas que observo e vejo neste fórum
tenho aplicado, com sucesso, nas máquinas, mas preciso de ajuda.

Abraços,

Glauco Cardoso