Olá pessoal

Quando um diretório é criado é dado por padrão direitos de criar e excluir
arquivos para o proprietário, acessar arquivos ao grupo e a outros. Para
arquivos o proprietário e o grupo podem ler e escrever e outros apenas
leitura.

Há como mudar este padrão?

Há algumas semanas eu postei um resumo sobre como montei um esquema que
permitisse diferentes a usuários manipularem suas pastas por rede e
diferentes pessoas, inseridas em grupos, terem acesso diferenciado a pastas
diferentes (
http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg96608.html).

Meu problema agora é que sempre que o usuário dono da pasta cria um novo
diretório as pessoas do grupo podem apenas acessar os arquivos nele
inseridos. Toda hora tenho que entrar como root em /home e dar um chmod 770
diretório -R para fazer com que as pessoas do grupo também possam manipular
os arquivos.

Para mim seria muito conveniente se tivesse como alterar o padrão. As
pastas no home de cada usuário são criadas pela rede com usuários que
utilizam windows.

Obrigado, abraços,

Antônio

--