Tem razão, Thiago.

Mas não me lembro mais (deve ser efeito das férias...rs   retomando o
conhecimento de Ubuntu/Linux) e não acho o registro dos comando que usei no
terminal.

Mas acho que usei somente o comando "passwd" e depois "sudo passwd usuário".

Como disse acima, estou em férias (aproveitando o tempo livre e sem ter que
me preocupar com o trabalho) retomando muita coisa que eu estava
aprendendo, Estou me situando novamente.

Ah, tem soluções para estas dúvidas minha no Guia do Ubuntu Desktop (na
área de trabalho do Ubuntu 12.04 na barra superior procure "Ajuda")
procure Guia
Usuários<xref:user-accounts>
 › Senhas <xref:user-accounts#passwords>

Marcello.