Olá, Wilson.

O IPTables na verdade são os comandos que utilizamos para interagir com o
netfilter que é o módulo do kernel Linux que faz o filtro de pacotes. Ele
pode ser usado em qualquer "tamanho" de equipamento. Porém, justamente para
facilitar, foram criados aplicativos que manipulam as regras de filtragem
de uma maneira mais simples, como é o caso do UFW.

Espero ter ajudado. Um abraço.

--
*Marta Vuelma*
Ubuntu Member