Até poucos meses atras usava somente CentOS/RedHat ... fazia a instalação
por kickstart ..

Como eu disse, estou usando o Ubuntu faz pouco tempo, e a dúvida é porque
no processo de instalação o brasil é tão escondido, assim como a
configuração do teclado?

Sim minha ideia é automatizar o processo de instalação. Já postei isso na
lista estes dias.

Bem na verdade é mais um dúvida "ideológica" do que técnica.

Obs.: comi algumas letras no post original pois estava inatalando no meu
eepc, e com meu filho no colo pentelhando :-)

Não que isso faça alguma diferença ..

Alex Vitola