Criou o vboxdrv? Colocou o usuário no grupo vboxuser? Instalou o DKMS?
Está instalado o pack de adicionais?

Se sim para todos, execute o comando /etc/init.d/vboxdvr setup, feche
e abra novamente o programa.

Normalmente eu crio uma pasta dentro da VM e compartilho ela via
shared do Windows ou samba no Linux, pois minhas VMs normalmente estão
com as placa de rede em modo bridge pegando ip da mesma rede.
Então só tenho o trabalho de entrar no Dash e digitar
\\ip.da.maquina.virtual e precionar enter para mostrar o meu
compartilhamento. Bem não deixa de ser uma gambiarra...

Boa sorte!
--
João Fracassi
Técnico em Informática e Redes