As partições /home e o espaço livre estão juntos? ou há outra partição
entre elas?
Se estiver juntos é somente estender sua partição /home pelo live cd.
Caso haja uma outra partições entre elas não tem como, vc teria
que incorporar a partição livre  e redimensionar a partição mais próxima da
sua /home criando um espaço livre para aumentar sua /home.
O procedimento é 99% seguro feito pelo live cd mas pode demorar dependendo
do tamanho da partição. Digo 99 porque pode ocorrer uma queda de energia e
interromper o processo.
Sempre é bom ter um backup em dia.

Em 5 de fevereiro de 2013 18:48, Claudio Caldas
<claudiocal...@gmail.com>escreveu:

> Olá para todos da lista!
> Tenho uma partição /home que está ficando cheia e tenho um resto de espaço
> no final do hd de 32 GB. A questão é: eu posso adicionar este espaço livre
> ao meu /home? Como fazer, de forma segura, a operação?
> Por gentileza, vejam se o meu raciocínio está certo.
> 1.Entrar com um live cd
> 2. Criar para o espaço livre o mesmo sistema de arquivos de /home, isto é,
> ext4.
> 3. Fazer a união das partições.
>
> É possível isso? Qual o melhor aplicativo para a operação de mesclagem das
> [...]

Ávila
E-mail: genin...@gmail.com
Skipe genin100 <genin...@gmail.com>
https://launchpad.net/~genin10
http://www.ubuntu-br.org/
"A caixa dizia: 'Requer MS Windows ou superior',
 então eu instalei Debian/GNU Linux"
Ubuntu User #29645
Linux User #499959