*
Prezado Wickson,

já procuraste na Wicki, rsrsrs?!

Olha, eu tenho um teclado ABNT2 e, ao instalar o Ubuntu, não fiz qualquer
manobra especial por causa dele. Aliás, na instalação é sugerido um teclado
brasileiro. Fiz o teste na caixa de testes, durante a instalação mesmo, e
tudo saiu perfeito: ÇçÁáõÕÊÀ, etc.

Talvez em Configurações > Idiomas tu possas achar algo pra resolver o
problema.

Sucesso!

Paulo
*