olá Pedro,

  o dono do notebook havia tentado instalar um Linux
(não sei quais distribuições) e não havia conseguido.

[não me pergunte porque alguém compra um computador
com um SO que não quer usar... "nem Freud explica"]

  tentei com o ubuntu 12.04.2 que já vem preparado para
UEFI; tive algum trabalhinho com o touchpad e com o
vídeo... a instalação foi feita via hdmi em um 2o monitor.

  não tenho nada contra os SOs proprietários; tenho o vista
ultimate no meu dellzinho e adoro ele, embora só use 4 horas
por mês; o problema é um só: "pirataria é crime"; quem
quiser usar SOs proprietários devem pagar por ele.

        abraço!