Olá Erikson,

Fiquei interessado com o que você falou, mas só pude pesquisar algo hoje,
não sei se você já achou mas inclusive é semelhante ao que o pessoal já
falou antes.
Eu fiz a instalação do Ubuntu mini, baixei uma ISO direto do site oficial.
Em um momento da instalação tu podes selecionar os pacotes a serem
instalados, eu coloquei pra selecionar manualmente, depois da conclusão da
instalação eu pesquisei formas de instalar sem os pacotes padrão, e achei
esse comando:

*apt-get --no-install-recommends install ubuntu-desktop*

Ele também serve pra outras versões, como xubuntu-desktop e
kubuntu-desktop, por exemplo.
A instalação baixou uns 450 MB de arquivos, mas o mais legal é só veio o
essencial pra interface mesmo, pra ter uma ideia, nem os indicadores de
usuário, relógio e lentes vieram na instalação, pra mais informações do que
não vem tu pode consultar o endereço *
packages.ubuntu.com/raring/ubuntu-desktop*, tudo que tem o símbolo verde ao
lado fica de fora.

Na primeira vez que eu iniciei e loguei, é assim que o sistema aparece:

*dropbox.com/s/1yho8llfu5ywufn/ubuntu.png*

Não sei se tu não vai perder mais tempo instalando coisas do que removendo
os pacotes, mas apesar de tudo, acho algo extremamente legal saber quais
pacotes teu sistema tem instalado, acho até que vou fazer no meu notebook
no fim de semana. :D
Enfim, peço desculpas pelo texto gigante e espero ter ajudado.

Atenciosamente, Cássio Böck