o linux pode ser instlado em vários formatos de partição, por exemplo
ext3 ou ext4 entre outras
o windows utiliza a partição tipo fat32 ou ntfs, assumindo que seus dados importantes estejam em uma partição diferente da raiz, você terá que montar esta partição, logo isso será feito o comando

mount -t

porem a pasta de destino, já deve estar criada. Existe formas de criar tudo de uma vez, mas eu acho que fica complicado de vc entender o que cada comando faz....

com o comando

sudo /sbin/fdisk -l

vc conseguirá descobrir qual é a partição. Por exemplo aqui é sda1.

na pratica assumindo por exemplo que a sua partição seja ntfs

criar pasta

mkdir /mnt/windows

montar a partição

sudo mount -t ntfs /dev/sda1 /mnt/windows

beleza... qualquer dúvida posta ai....