Na verdade a base do processo veio de um tuto que encontrei ontem, no entanto eu fui além, alterei o login (lightdm), o Splash (plymouth) e removi vários aplicativos nativos do Xubuntu, substituindo por outros, como foi o caso do Player (Banshee), e do Libreoffice, dentre outros.

Segue o link do tuto, se você assistir os vídeos direto no Youtube, verá as instruções na parte dos comentários.

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=13&t=3290