Meus 2 centavos:

para mudar o volume pelo terminal:

amixer set Master 100%

colocará o volume em 100%.

On 07/28/2013 10:41 AM, Luciano de Souza wrote:
     Caros,
Por vezes, o Orca, o leitor de telas, emudece em definitivo. Como um
computador sem som, para quem não enxerga, é um obstáculo emocionante,
reinstalo o sistema operacional.
Amanhã, devo instalar Ubuntu mais novo, este com Orca mais estável.
Suponho que este tipo de evento deva diminuir, mas gostaria de tomar
certas precauções.
duas são as medidas que considero possíveis:
1. Ativar o volume por meio do terminal - O terminal pode ser ativado
com um simples ctrl+alt+t, portanto, ainda que o Orca se tenha
emudecido, é sempre possível teclar algum comando às escuras ou, dito de
modo mais preciso, aos silêncios! Não conheço comando capaz de fazer tal
coisa.
2. Criar um segundo usuário que contenha as configurações iniciais do
sistema - Certa vez, quando tinha criado dois usuários, emudecido o Orca
para um usuário, permanecia falante para o outro. Então, esta é medida
que quase certamente resultará em bons fluídos para o meu leitor de telas.
Em Sistemas|Administração|Usuários e grupos, encontrei a caixa de
diálogo em que se faz a gestão de usuários e grupos. Encontrei o usuário
"luciano" e, abaixo, o botão "Adicionar". Selecionei esta opção, digitei
a senha para o usuário "luciano", mas fui notificado que o "luciano" não
tinha poderes suficientes para fazer aquele tipo de operação. O usuário
foi criado durante a instalação e, provavelmente não era administrador.
então, tentei pelo terminal, o que sempre me agrada:

useradd -d livre
passwd livre

O usuário "livre" foi criado. Quando reiniciei o computador, lá estava
ele na caixa de diálogo de início. Com a opção "-d", defini que o
usuário "livre" não teria uma senha de acesso. De fato, o sistema
carregou sem que uma senha fosse digitada. entretanto, sem senha e sem som.
Fiquei a ponderar o que poderia estar errado. O orca possui suas
configurações definidas em $HOME/.orca. Uma hipótese é que o usuário
"livre" não tenha sido criado com um $HOME igual a /home/livre e,
portanto, não houvesse uma pasta para que o Orca iniciasse suas
configurações.
Então, fiz:

sudo userdel livre
sudo useradd -d /home/livre livre
sudo passwd -d livre

Também não funcionou.
A pergunta que faço pode derivar para duas direções:
1. Como crio um usuário tão completo quanto aquele criado pelo
instalador do Ubuntu?
2. Há como copiar todas as características do usuário "luciano" que está
a funcionar perfeitamente?
Luciano