Sidney,

É possível sim um servidor na própria máquina. Todavia seria necessário
criar autenticação para navegação e o usuário poderia (se tiver
conhecimento) burlar isso sim. Por isso indico-lhe utiliza um servidor a
parte.
Você pode começar procurando por "squid+iptables", como por exemplo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Squid-+-Iptables-Combinacao-Infalivel
Se quiser melhor o nível do controle, busque também por dansguardia e/ou
squidguard (você usará apenas um, escolha oq acha melhor p vc)

Anderson,

Acredito que o serviço de DNS não se destina a tal função, visto que o
mesmo não pode ser alterado com facilidade e não faz controle de usuário.
O arquivo /etc/hosts poderia ser editado para que um determinado domínio
foce resolvido para um endereço que não desse acesso ao serviço, ex:
127.0.0.1 facebook.com facebook orkut.com orkut youtube.com
youtube.com.bryoutube
 Mas acredito que não seja isso que o colega quer.

Atenciosamente,

*Rafael de Souza Godinho*
Analista de Infraestrutura Sênior .: Centro de Inovação e Automação :. -
Stefanini
Analista de Infraestrutura e Desenvolvimento Sênior- Teletron
Instrutor - Ittecnomaster e Visio
Instrutor/Monitor - Escola Superior de Redes, RNP

http://www.rsgodinho.com

 ☎ +55 (61) 8479-6323
 ☎ +55 (61) 8100-9974