Bom, como muitos de vocês devem perceber eu sou um dos que mais
questiona relatos de UFOs aqui na lista.  Tenho uma posição bastante
cética com relação à validade desses relatos.

Mas o fato é que vi algo esse fim de semana que talvez mereça alguma
análise.  Tentarei ser o menos vago possível e tentarei passar apenas
dados precisos.  Por isso pode ficar meio grande o texto.

Minha família tem casa na região de Angra dos Reis, precisamente no
Frade, a 18 anos.  E vou bastante pra lá.  Na verdade só fico no Rio
quando tenho algum compromisso, se não tiver nada por aqui, me mando
pra lá sempre na sexta-feira de noite.

Esse fim de semana, fui para passar o dia das mães com minha mãe lá
mesmo.  E sábado de noite estive em Paraty com minha esposa - a
família dela é de lá -, onde saímos para jantar com os pais dela.
Isso aconteceu cedo e por volta das 22:30 já estavamos na estrada
voltando de Paraty para o Frade.  De Paraty pra minha casa são 40
minutos.  Pra quem não conhece a estrada, a ordem dos lugares é essa
(sentido rio-paraty), apenas as localidades relevantes:

1 - Angra
2 - Bracuhy (aqui tem uma reserva indígena)
3 - Frade  (aqui fica minha casa)
4 - Usina Nuclear
5 - Vila residencial de Praia Brava (pertence a usina nuclear, aqui
moram funcionarios)
6 - Vila residencial de Mambucaba (aqui, mais funcionarios da usina)
7 - Paraty

Pois bem, quando eu estava um pouco antes de Mambucaba mais ou menos
na altura do Hotel do Bosque, vi umas luzes no céu, do lado esquerdo
da estrada, que me chamaram atenção.  O céu estava bem limpo, e a
noite não tinha lua.  Eram 3 luzes brancas e 1 esverdeada.

Pra dar uma idéia, a distância entre elas no momento inicial, era mais
ou menos a distância entre as estrelas do cruzeiro do sul.  Iam sempre
na mesma direção e sentido, mas a distância entre elas começou a
variar um pouco.  O movimento era muito rápido e enquanto evoluiam
alternavam a posição, não havia nenhuma que ficasse sempre na frente.
Aparentemente voavam em paralelo a estrada.  Por comparação, as luzes
eram um pouco maiores que as de um avião voando bem alto, eram mais ou
menos do tamanho de Vênus naquela noite.  Mas eram luzes fracas.

Perguntei pra minha esposa apontando as luzes "meu amor, tem uma coisa
ali meio esquisita, você está vendo?", ela mal esperou eu terminar de
falar e disse "sim, estou vendo sim!!!".  Lembrei que estavamos com a
camera digital, porque tinhamos tirado umas fotos com os pais dela em
Paraty, e pedi a câmera pra ela.  A câmera é uma Kodak CX7300 com
resolução de 3.2 MP

Eu seguia com a velocidade de 120 Km/h e então cheguei em um "retão"
que tem em Mambucaba - tem um trecho de reta muito grande e no final
um posto da policia rodoviaria e o trevo da vila residencial.  Nessa
reta acelerei um pouco mais, peguei a câmera, mudei para o modo video
(ela grava videos no formato ".mov" de 30 segundos) e coloquei pra
fora da janela do carro para tentar registrar.

Minha esposa gritava igual a uma louca pra eu parar o carro, e percebi
que na velocidade que estava indo seria mesmo muito dificil eu
registrar de forma decente.  Então mais ou menos no meio dessa reta,
eu parei o carro no acostamento e comecei a gravar.

As luzes tomaram uma trajetoria mais alinhada com a estrada, se
agurparam e seguiram um curso que para mim pareceu bem alinhado com a
estrada.  O visor dessa câmera não favorece muito esse tipo de
registro, porque como as luzes eram fracas eu não podia ver o objeto
(as luzes agora pareciam um só) no visor da câmera.  Então procurei
apenas colocar a camera na direção e apenas registrar.

O objeto seguiu e como estava baixo logo foi se aproximando do
horizonte e sendo ofuscado pelas luzes do trevo de Mambucaba.  Comecei
a andar com o carro novamente e acelerei bastante pra tentar "pega-lo"
depois do trevo.  Passei pela policia rodoviaria voando (esse posto
fica "hibernando" de noite ehehehe), mas depois que passei pelo trevo
não vi mais as luzes.

Depois que chegamos em casa, nem falamos no assunto, levei minha filha
(3 anos) que estava dormindo no carro desde Paraty para o quarto, e
fiquei no quintal olhando para o céu e tomando umas cervejinhas antes
de deitar pra dormir.  O céu na noite desse sábado estava muito limpo
(pelo menos naquela região), e favorecendo a muito abservação.  Sou
aficcionado por astronomia e consigo identificar as principais
constelações do nosso céu.

Acreditem, esse evento "impressionante" não me impressionou muito, e
pra falar a verdade não fiquei pensando no assunto.  Talvez porque
ainda caredito que haja uma explicação normal para o caso.

Ontem quando voltamos para o Rio, demos carona para a minha cunhada,
que é de Paraty, mas a duas semanas está morando em Petropolis.  Ela
tem 16 anos, e estava com uma prima.  No caminho minha esposa levantou
novamente esse assunto e contou que falou com nossa faxineira da casa
de Angra e que ela... também viu as luzes!  Ela explicou que quando
foi contar o ocorrido na noite anterior para nossa faxineira, que mora
na Vila do Frade, ela disse ter visto também luzes estranhas no céu.

E incrivelmente, quando minha cunhada que naquela noite tinha ficado
em Paraty, ouviu minha esposa falar do que vimos ela disse que também
viu junto com amigas lá em Paraty algo assim!  Citou com enfase
inclusive, a luz esverdeada. Todos concordaram com relação ao horário.

Bom agora vamos para a parte prática.  O vídeo está na minha câmera,
nem eu mesmo vi ainda porque o vídeo está num formato que é lido pelo
QuickTime e formatei miha máquina semana passada, não tendo ainda
instalado o QuickTime.  Mas farei isso hoje quando chegar em casa.

Pelo que sei, aquela região tem muitos helicópteros, nem tantos nessa
época do ano, o auge é no verão, mas não descarto totalmente essa
possibilidade, e é rota por onde passa o vôo da ponte aérea Rio-São
Paulo.  Na realidade o vôo da ponte aérea não é exatamente por ali, é
mais por trás da serra da Bocaina.

Coisas que me chamaram atenção:
- As luzes tinham uma trajetória que não seguia uma linha muito reta,
tinha oscilações não muito grandes, mas com extrema velocidade.  Uma
comparação grosseira, mas que dá uma ideia, é como a oscilação
oscilação de um beija-flor.
- Não "piscavam", eram constantes.
- Quando parei o carro no aconstamento não ouvi absolutamente ruído nenhum.

Bom, é isso.  Talvez o que eu tenha dentro da câmera seja algo igual
aos que eu tanto critico, fora de foco, ou mesmo de dificil
compreensão.  Mas aí não posso fazer nada.

Acho que um primeiro passo seria verificar junto ao DAC (Departamento
de Aviação Civil), se nesse horario havia alguma aeronave a baixa
altitude naquela região.  Helicópteros e aviões não comerciais são
obrigados a informar sua rota completa no momento da decolagem.

No mais é só isso mesmo.  Mais um relato.  Bem, talvez alguns de vocês
se decepcionem com o que vou dizer, mas o ocorrido não mudou minha
vida, não passei a acreditar em ETs, não fiquei emocionado, não
acredito em discos voadores e vejo o acontecimento como um
"avistamento de ovini", no sentido literal da palavra.

Caso o video seja aproveitavel para alguma coisa, posso estar
disponibilizando ele, sem problema.