Joel, June e demais:

Não há corte das hastes nos círculos, a vegetação geralmente é dobrada e a
planta continua viva. Na maioria, onde se usa os sarrafos como ferramenta, a
dobra acontece ao rés do chão. Há alguns pesquisadores que registram,
entretanto, que a dobra é feita muito longe do solo. Um pesquisador sueco
registrou um círculo onde só as espigas do cereal (creio que era trigo, não
lembro agora no momento) estavam dobradas, permanecendo a haste toda em pé.
Estes círculos é que são os difíceis de se explicar como sendo feito apenas
com uso de ferramentas simples.
Mas círculos são relativamente fáceis de fazer, sendo que até algumas
daquelas empresas que fazem trabalhos motivacionais dão o
planejamento e execução de um círculo como tarefa a seus grupos.
Quanto à dupla Chorley e Bower, naturalmente não foram eles que fizeram
todos os círculos, mas há imitadores confessos. Os próprios pesquisadores de
círculos fazem círculos, nem que seja só para provar que é possível. Mas nos
últimos tempos, Bower (D. Chorley já morreu) tem dado entrevistas declarando
que "uma força estranha o moveu". Este tipo de declaração é tão questionável
quanto seu primeiro depoimento assumindo todas as marcas (principalmente
porque o primeiro círculo registrado nos anos 60 foi na Austrália). Mas um
belo indício que a grande maioria dos círculos é feito por grupos bem
humanos foi a diminuição da incidência das formações na Inglaterra qdo houve
restrição e controle de tráfego durante a quarentena da vaca-louca).
Coloco como ponto a refletir: se há uma tentativa de comunicação e se dispõe
de tecnologia sofisticada para se conseguir isso, porque esta se daria em
campos relativamente desabitados? Lembrem-se que há pouco que a mídia
começou a  divulgar as figuras, muitas delas se perderam sem ninguém sequer
vê-las, por falta de registro ou mesmo pelos agricultores que as
desmancharam. (Ah... não é verdade que as marcas não prejudicam ninguém,
alguns agricultores consideram o estrago de suas plantações como legítimos
atos de vandalismo).
Abraços,
Andréia.