Ricardo,

Ele não poderá lhe dar essa resposta, porque a teoria do "impulso de
dobra" não pode ser validada.  Não pela impossibilidade de uma
experiência prática, mas porque ela se resume a uma abstração,
interessante, mas imposível de se validar por cálculos.

O tipo de argumentação usada pelo colega Pitágoras é muito comum, e
usada muitas vezes em argumentações para defesa de pesudo-ciências.
Basta mencionar "tal coisa já foi provada cientificamente" e pronto.
Você valida o argumento.  Mas para a infelicidade dos que usam esse
tipo de argumento, existem os céticos, que fazem perguntas como a que
você fez.

E corrigindo a afirmação inicial dele, essa teoria não surgiu primeiro
na ficção, ela na realidade é uma ideia que baseia-se no conceito do
"espaço curvo", este sim, comprovado e validado por cálculos.  Uma
idéia introduzida por Gauss, desenvolvida pelo matemático russo
Nikolai Lobacheviski, em 1826, e aperfeiçoada em 1854 por Georg
Friedrich Bernhard Riemann.