Bueno... camarada Rogério... pedindo desculpas a vc e pro Avena por meter meu
bedelho...
Até onde se sabe... cientificamente falando... a astronomia suméria era
primitiva... quando comparada com a babilônica. Até onde se sabe... eles
registraram a existência apenas dos planetas visíveis a olho nú... mercúrio,
vênus, marte, júpiter e saturno. Além da terra e da lua... claro. Definiram
algumas poucas constelações... e... até onde se sabe... e é aceito pela
esmagadora maioria dos estudiosos... é só.
Aquela suposta representação do sistema solar, com 11 planetas, mais o tal
planeta X, encontrada no selo VA243 (chamado assim pq é a peça número 243 da
coleção do  Museu Vorderasiatische em Berlim), que é a peça principal de
suporte para a teoria sobre os grandes conhecimentos astronômicos dos
sumérios... naum é interpretada desta forma pela esmagadora maioria dos
estudiosos. Resumidamente... todos sabemos que os sumérios deixaram milhares de
registros em sêlos e tablitas de cerâmica. O símbolo para o sol, encontrado nas
outras tablitas sumérias (e em peças assírias e babilônicas), é um disco, o
disco solar, um círculo com raios internos, em número variável, algo assim como
uma roda de carroça. Ou... um círculo, com uma estrela interna, mais um
conjunto de linhas onduladas, saindo do centro do círculo para o perímetro.
Então, sempre que o sol é representado... ele é representado por um disco com
detalhes radiais internos, com ou sem uma estrela interna. Já as estrêlas são
desenhadas como... estrêlas mesmo, com um número variável de pontas, ou como
uma estrela dentro de um círculo (um símbolo muito parecido com o do sol), mas
nunca com os detalhes radiais. Isto em centenas e centenas de tablitas.
Então... o que o pessoal acha é que aquela representação não é do sistema
solar, mas de uma determinada configuração do céu noturno, tendo ao centro uma
estrela muito brilhante,  que pela forma como foi desenhada, é vênus, a mais
brilhante das estrêlas no nosso céu. Isso bem resumidamente. Existe um artigo
em pdf de um cara chamado Michael S. Heiser, que eu naum me lembro de onde
baixei. Mas eu tenho o artigo, tem 3.2 Mb, tá em inglês, e quem quiser eu posso
mandar.
No mais... a mitologia suméria sugere, muito fortemente, que a visão de cosmos
dos sumérios era geocêntrica, como de muitas outras civilizações antigas. Que é
uma visão muito razoável, racional, afinal não existem evidências empíricas de
que não seja o sol que se mova ao redor da terra. Olhando pras coisas... é como
parecer ser mesmo. Então... em uma série de mitos e histórias... o que os
sumérios diziam sobre o sol é que ele aparecia no horizonte, cruzava o céu e
depois mergulhava no mundo subterrâneo, viajando nele  durante a noite, para
ressurgir do outro lado ao alvorecer do próximo dia. Tudo sugere que os
sumérios acreditavam em um modêlo de terra plana iluminado por um sol que
cruzava o firmamento em uma viagem sem fim.
Enfim... dá pra falar mais coisas e coisa e tal... mas eu já participei de
tantas discussões sitchinescas que perdi o gosto pela coisa... hehehe... tenho
mais paciência naum... :o)
Mas se alguém quiser eu posso mandar o artigo.
Um abraço.
Jorge.