Isso me faz perguntar, se houvesse algum planeta como o nosso orbitando
a estrela mais próxima do sol, seria possível observá-lo?
Como disse um dos astrônomos do IAG, não temos ainda tecnologia
suficiente para detectar planetas similares a Terra na zona habitável,
mesmo porque o puxão gravitacional que um planeta maior realiza na
estrela de um sistema deve mascarar para os instrumentos o puxão
gravitacional de um planeta como o nosso.
Nem mesmo usando o Hubble foi possível verificar a existência de
planetas terrestres em estrelas próximas, até a existência de planetas
gigantes fica duvidosa, como é possível ver sobre o sistema Alpha
Centauri neste link : http://www.solstation.com/stars/alp-cent3.htm

"Using data collected up to early 1994, astronomers using the Hubble
Space Telescope discerned a 77-day variation in the proper motion of
Proxima (Benedict et al, 1994
<http://adsabs.harvard.edu/cgi-bin/nph-bib_query?bibcode=1994AAS...184.4304B&db_key=AST&high=38e0b7728728595>).

The astrometric perturbations found could be due to the gravitational
pull of a large planet with about 80 percent of Jupiter
<http://www.solstation.com/stars/jupiter.htm>'s mass at a 1994
separation from Proxima of about 0.17 AUs -- 17 percent of Earth's
orbital distance in the Solar System from the distance, or less than
half Mercury's orbital distance. The Hubble astrometry team calculated
that the chance of a false positive reading from their data -- same
perturbations without a planet -- to be around 25 percent."