A Devil's Tower foi feita com purê de batata, Josef!

A sério, é interessante mesmo que tenha sido usada em Contatos...

Fiz uma busca no Google agora, e parece que ela realmente não se
formou com o contato com a água, mas é de basalto também, que se
resfriou rapidamente por algum outro processo (intrusão em camadas
sedimentares?).

Mencionei no post que nem todas as colunas de basalto estão hoje à
margem de oceanos... deveria ter lido mais, algumas pelo visto de fato
nunca estiveram. Mas a explicação até onde vi continua sendo a
solificação rápida de material ígneo, com fraturas (similares às de
lama ressecada) se estendendo e formando as colunas.

Também poderia ter mencionado no post que isso também se relaciona com
as infames formações de Yonaguni no Japão.

Abraço,

Mori
PS.: Veja se responde meus emails, fazendo o favor senhor Josef Prado!
Tinha sumido!