De: Eduard Costa <emon...@yahoo.com.br>
Assunto: Res: [BURN] Eletromagnetismo - ímã (para físicos)
Para: ufoburn@yahoogrupos.com.br
Data: Sexta-feira, 27 de Março de 2009, 19:06

Caros amigos da ufoburn,

Não queria entrar nessa discussão, mas como sendo da área, vejo que há uma
certa imaginação fértil, diria... ficção científica no meio. Na verdade, em
eletromagnetismo, especificamente os materiais magnéticos, apresentam
características específicas, sendo sem sentido tais discussões. Por outro lado,
da física Newtoniana, sabe-se que para toda força de ação, existe uma de
reação. Logo, em ambas as possibilidades descritas, não há condições para
realizar tais fatos. Veja-se que se fosse tão simples assim, naves espaciais
anti-gravitacionais já existiriam há muito tempo. E, nos mais avançados centros
de pesquisas, esses fatos não se mostram. Diria que, conforme a expressão
popular, "o buraco é mais embaixo".

O maglev (trem bala) é um sistema simples, em que há 'superímãs' em um trilho
de forma bem desenhada (como colchetes) e o trem apresenta ímãs com os mesmos
pólos encaixados nestes trilhos. dessa forma, as forças de repulsão impedem que
ele encoste nos trilhos, ficando altamente 'sem atrito' a não ser pelo ar. Seu
freio é feito de modo normal, como o trem de pouso de um avião. Mas, ele não
voa!

Discutir sobre ufos, especialmente como eles voam, não é tão simples assim. É
necessário ter aprofundamento em estudos de engenharia, física, materiais,
entre outras especialidades, de forma a tentar entender um mínimo do que
poderia fazê-los voar.

Por acaso, venho pesquisando possibilidades sobre esse tema há um bom tempo,
envolvendo eletromagnetismo. Poucas situações se apresentam claras, e
tecnicamente, muitas são inviáveis e caem fatalmente na lei de ação e reação...
e por aí vai. Logo, pode ser que a ficção científica e a imaginação esteja indo
bem pelo lado errado, ao que posso perceber. Uma tecnologia dessas, não é tão
fácil de imaginar, e muitos físicos por aí afora, estão buscando desenvolver
aparatos tecnológicos sobre teorias denominadas 'zero point energy', em
temperaturas próximas a zero grau absoluto, que conseguem fazer alguns objetos
estremecerem, como se perdessem massa... mas nossa tecnologia ainda está
engatinhando para conseguir isso... a não ser que a coisa seja tão simples, que
todo mundo passou despercebido. Será?

Abraços,

Eduard MM Costa
D.Sc. Eng. Elétrica