Yes, now is works, but i can't insert new record in filter form.

sub pega( oev as variant)
Dim Filter As String
dim odoc,odoc2,oform2,oform as Object
 odoc=thiscomponent
  oform=odoc.drawpage.forms.
getbyindex(0)

  'pega o dado da primeira linha(=index =campo Cad no meu caso) do registro
atual
  myindex=oform.getstring(1)

 'ThisDatabaseDocument.FormDocuments.getByName( "animal3" ).open
oform2=ThisDatabaseDocument.FormDocuments.getByName( "animal3" )
oform2.Open
oform2 = oform2.Component.DrawPage.Forms.getbyindex(0)

  'define o filtro para achar os registros

        oform2.filter ="animal3.Cad ='" & myindex &"'"
        oform2.ApplyFilter= True
        oform2.reload

End Sub