--- Em qui, 18/8/11, rogerio dandrea <rolemo...@gmail.com> escreveu:

>    Estive lendo sobre a segurança dos dados
> do sistema incorporado, e
> decididamente vou separar o programa do banco de dados,
> alguém tem algum
> tutorial para linux de como fazer isto? achei para win .
> Parece que o mais
> simples a principio é usar o próprio hsqldb instalado
> separado do
> libreoffice, alguém já passou por este processo e podia
> me dar o caminho das
> pedras. tem 2 versoes do hsqldb qual instalar 1.8 ou 2.0 ,
> ou seria melhor
> [...]

Neste caso eu recomendo o PostgreSQL [1], um excelente SGBD, livre e de código
aberto, com uma ótima documentação [2, 3] e com uma comunidade, tanto
brasileira quanto internacional, bastante ativa e prestativa [4,5].

Osvaldo

[1] http://www.postgresql.org/
[2] http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/index.html
[3] http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/index.html
(em português, mas não é da última versão)