Só mais uma coisa tem que forçar a abertura, pois se for abrir direto ele
vai abrir no write e não no calc.

Agora sim dá para fazer um belo0 tutorial de como migrar do libreoffice com
banco incorporado para o libreoffice com banco externo em postgresql. Se
alguem ficar com alguma duvida e só perguntar :0)