--- Em ter, 13/12/11, Raul Pacheco da Silva <raulpach...@ig.com.br> escreveu:

> Boa tarde, estou traduzindo manuais
> do Calc e em inglês tem a função DGET
> que seria a função BDOBTER, porém não encontrei a mesma
> ou algo parecido no
> LibreOffice, alguém pode me ajudar e dizer qual seria a
> função
> correspondente no LibreOffice 3.4.4 pt-br.

Creio que seja a BDEXTRAIR:

BDEXTRAIR

BDEXTRAIR retorna o conteúdo da célula referenciada em um banco de dados que
corresponda aos critérios de pesquisa especificados. Em caso de erro, a função
retorna #VALOR! quando nenhuma linha for encontrada ou Err502 quando mais de
uma célula for encontrada.

A pesquisa permite expressões regulares. Você pode digitar "all.*", por
exemplo, para localizar a primeira ocorrência de "all" seguida de outros
caracteres. Caso deseje buscar um texto que seja também uma expressão regular,
será necessário preceder todos os caracteres com um caractere \. É possível
ativar e desativar a avaliação automática de expressões regulares em
Ferramentas - Opções - BrOffice Calc - Calcular.
Sintaxe

BDEXTRAIR(BancoDeDados; CampoDoBancoDeDados; CritérioDePesquisa)

Para referenciar uma coluna pelo nome do cabeçalho dela, coloque aspas ao redor
do nome do cabeçalho.
Exemplo

No exemplo acima (role para cima), queremos determinar em que série a criança
está, cujo nome foi inserido na célula A14. A fórmula é digitada na célula B16
e difere ligeiramente daquelas dos exemplos anteriores porque somente uma
coluna (um campo do banco de dados) pode ser inserida para CampoDoBancoDeDados.
Digite a seguinte fórmula:

=BDEXTRAIR(A1:E10;"Série";A13:E14)

Digite o nome Frank em A14 e você verá o resultado 2. Frank está na segunda
série. Digite "Idade" no lugar de "Série" e você verá a idade de Frank.

Ou entre o valor 11 na célula C14 somente, e exclua as demais entradas nessa
linha. Edite a fórmula em B16 como segue:

=BDEXTRAIR(A1:E10;"Nome";A13:E14)

Em vez da série, o nome será consultado. A resposta será exibida imediatamente:
Daniel é a única criança com 11 anos de idade.

http://help.libreoffice.org/Calc/Database_Functions/pt-BR

Osvaldo