Olá pessoal, uma dúvida: fiz uma planilha em Calc composta de 13
"subplanilhas", 1 para cada mês, cada uma dessas com quatro colunas de soma. A
última subplanilha é de totalização anual. O conjunto funcionou a contento.
Mas, cada vez que carrego essa planilha, perco 1 minuto e 23 segundos no
carregamento (tempo cronometrado).

Ela será usada por uma pessoa que só trabalha com o Excel. Salvei a planilha
nesse formato e, para minha surpresa, ao testá-la na outra máquina, o
carregamento ocorreu em míseros DOIS SEGUNDOS.

Considerando que o outro equipamento tem processador mais lento que o meu,
alguém tem ideia do motivo desses tempos de carregamento tão diferentes entre o
Calc e o Excel?

Grato pela ajuda!
JR
py1...@ig.com.br