Listeiros e colisteiros deste espaço do LibreOffice.

Não sou entendido em informática, sistemas operacionais, etc., mas mero usuário de aplicativos padrão Office. Há anos migrei para a plataforma aberta Office, bem antes do LibreOffice se consolidar. Não participo assiduamente, aqui, como palpiteiro de soluções, mas, vez ou outra relato minhas dificuldades experimentais e recebo ajuda inestimável das pessoas que lideram a manutenção do LibreOffice. Respeito-os e dou o meu parabéns.

Como usuário infeliz do Windows (pela imposição de mercado e dos fabricantes que impõem o sistema operacional da Microsoft e seus penduricalhos), estou cada vez mais irritado com a Microsoft e fabricantes (montadoras) de equipamentos, seja Dell, HP, Lenovo, Vaio, Samsung ou o que for. Cada suposta evolução na arquitetura dos equipamentos e suposto avanço na atualização e configuração do sistema operacional Windows, mais cresce a minha indignação e irritação. Há clara e nítida tendência no sentido de robustecer máquinas (processadores, memória, HD, etc.) só para acompanhar exigências operacionais tacanhas, caras e lesivas, impostas pelo sistema operacional Microsoft. E a cada atualização, mais crescem conflitos, desgastes, perdas de produtividade para quem usa (desgraçadamente) o sistema operacional Windows e seus aplicativos Office (pesadões, confusos, carregados de falhas e de problemas de segurança). O usuário fica dependente total de Updates misteriosos e de conexão com a internet, do que propriamente voltado ao uso produtivo de equipamentos de informática.

Esta é uma situação absurda, criminosa e inadmissível. Irritante. Recomendo: fujam do Windows 8 e 8.1. A Microsoft conseguiu, com eles, deixar o usuário totalmente dependente da Microsoft para tudo. E para quem não tem grande familiaridade com informática, não há como fugir dessa dependência que é uma bola de neve. O sistema operacional da Microsoft é jogo de esconde-esconde: perde-se o controle e autoridade e liberdade de uso do equipamento que você possui. Ou seja: domínio inimaginável da Microsoft e além das suas forças e vontade.

Já passei pela maioria dos sistemas operacionais Windows (XP, Vista e agora esta desgraça de Windows 8 e 8.1). Forçosamente fui obrigado a acompanhar a evolução dos aplicativos Office da Microsoft: um pavor. Conseguem conflitarem-se insistentemente com o próprio sistema operacional Windows 8 e 8.1. Qualquer coisa que podemos chancelar de escandaloso.

Em janeiro adquiri notebook Dell (Latitude 3540) com processador Intel i7 e o 8GB RAM. Veio com a praga do Windows 8. Diante dos conflitos iniciais, segui recomendação de atualizar para o Windows 8.1. Equipamento encrencou de vez, pane total. Com a ajuda do suporte Dell, diversos procedimentos foram adotados sem sucesso. Até que o próprio suporte Dell abriu o jogo: o Windows 8 tem problemas sérios e toda a engenharia deles está voltada para a solução de compatibilidade e operacionalidade com o sistema operacional da Microsoft. O jeito? Esperar por soluções que não aparecem. Enquanto isso, perda de tempo e infindáveis horas de conexão de internet para a atualização do sistema e, consequentemente, aplicativos. Um horror.

Esta semana, nova pane geral no meu equipamento. Pela quarta vez, em três meses, fui obrigado a zerar o equipamento para reiniciá-lo com configuração original de fábrica. Absurdo total. O tempo perdido, o desgaste, a mão de obra e o prejuízo notório são irrecuperáveis. Entretanto, o mais surpreendente é que, enquanto os aplicativos Office da Microsoft davam problemas sistemáticos e constantes, conflitando com o próprio sistema operacional Windows, o LibreOffice se mantinha estável e operacional. Foi o LibreOffice que garantiu a integridade dos meus arquivos pessoais e de trabalho, e me ajudou no compartilhamento produtivo com outros equipamentos bem mais antigos que possuo e mantenho.

Portanto, como usuário do LibreOffice, não entendo como o Governo e suas instituições todas (seja federal, estadual ou municipal) não apoiem fortemente e decididamente a plataforma livre e aberta. Não entendo como as empresas nacionais e instituições educacionais todas relutem em utilizar decididamente a plataforma livre e aberta LibreOffice.

Dá para se imaginar o grau de clientelismo e de negócios escusos que se escondem por trás das estruturas de informática de todas as atividades, ligadas coniventemente a Microsoft.

Relato tudo isso para apoiar e dar crédito para toda e qualquer iniciativa para a realização do LibreOffice Conference Brasil ou II Encontro Nacional do LibreOffice. Mas, concomitantemente, é necessário redobrado esforço dos usuários e lideranças do movimento pró-LibreOffice, no sentido de quebrar as resistências governamentais e empresariais (casadas com os interesses da Microsoft), para alardear e disseminar informação da existência de aplicativos tão poderosos e mais eficientes do que os da Microsoft.

Não entendo o porque das empresas de informática (fabricantes) não oferecerem, como opção, os aplicativos LibreOffice como alternativa aos aplicativos Office da Microsoft, já na base da comercialização dos seus produtos.

Mais: assim como existem aplicativos Office confiáveis e seguros, como o LibreOffice, bom seria o surgimento de algum outro sistema operacional, seguro e popular, similar ao Linux, para fazer frente a praga do Windows.

Portanto, aplaudo toda e qualquer iniciativa visando referendar o LibreOffice e reconhecer nele o aplicativo eficiente, confiável, prático e seguro para todo o tipo de usuário. Mas, sou o mais singelo dos usuários e mais não posso, a não ser apoiá-los nessa meritória iniciativa.

Carlos Karnas
Caçapava - SP