O que parece que está ocorrendo é uma enorme gambiarra nesse seu sistema de
gerenciamento de arquivos.

Banco de dados que conversa com planilha que conversa com Writer.

Não sei se o problema terá solução, software livre é assim, se alguém
quiser resolver tem que ou contratar alguém para isso ou arregaçar as
mangas e fazer a solução.

Desculpa, mas ainda não entendi o que deseja e como deseja que funcione.
Comece nos explicando quais são os componentes (OS, Qual banco de dados,
qual versão do LibO funcionava, e o passo a passo do que deseja realizar.

Rogerio