Se eu começasse com o StarOffice seriam tantos nomes, além dos dois que
você escreveu. Até no Brasil, o nome do OpenOffice era outro. Os nomes
podem confundir qualquer pessoa.
Mas a história é que o LibreOffice surgiu como um fork ou separação do
OpenOffice, isso ocorreu porque a Oracle não mantinha boas relações com os
colaboradores e para encurtar um pouco o desfecho, qualquer contribuição
que se fizesse ao projeto você teria de concordar com a transferência de
direito autoral (acho que era isso) para as mãos da Oracle, daí não demorou
muito para que o LibreOffice surgisse.

Feita a caga**, a Oracle tentou redimir-se doando o projeto para as mãos da
organização Apache, mas isso não atraiu os programadores e colaboradores de
volta, em parte porque FSF já tinha dado seu pleno apoio ao LibreOffice.

O OpenOffice não morreu (ainda), suas poucas atualizações é porque há muito
menos colaboradores e se nada mudar, provavelmente vai morrer de fez quando
o ultimo deles apagar a luz.

Vale lembrar que embora possam surgir vários projetos derivativos, o
importante é saber se eles são compatíveis com o formato e versão mais
recente do OpenDocument, depois disso você escolhe qual deles tem as
features de que você irá usar e que funcionam. Geralmente é o LibreOffice
que navega na crista da onda no que se refere a novidades, embora isso seja
visto como bom, nem sempre é, por isso existem duas versões distintas: uma
mais antiga para o ambiente de produção e outra de versão mais recente
destinada aos aficionados.

[]´s