Confesso que desoconheço como resolver o seu problema, mas aqui no linux (mint) o libreoffice 5.1.6.2 funciona bem com o jre 1.8.0.151. Eu testei desativar o jre e realmente o base não funciona, pelo menos a conexão com o database local não funciona.

Eu nao sabia dessa até agora. Uma alternativa, é tentar instalar mais de uma versão do jre no seu mac e ver qual delas se alinha melhor com o lb. Para selecionar qual jre estará conectado vá em Ferramentas > Opções > Avançado.

*Bruno Rafael de C. Santos*
/Project Management for R&D
links: resume <http://goo.gl/xDS1jN> | lattes/cv <http://goo.gl/Z4X9DK> | blog <http://www.rafaelocremix.wordpress.com/>
phone: +55 21 979 817 467