Title: POLÍTICA
Ok, o programa criptográfico é perfeito mas, e antes da encriptação???
O PGP também era perfeito até descobrirem buracos semana passada...
 
----- Original Message -----
Sent: Friday, September 01, 2000 10:30 AM
Subject: [VotoEletronico] POLÍTICA

BOL dá 15 viagens GRÁTIS para as Olimpíadas!
Desafio BOLimpíadas. Inscreva-se já!
http://desafio.bol.com.br/bolimpiadas


http://www.jb.com.br/09970460.html



BOL dá 15 viagens GRÁTIS para as Olimpíadas!
Desafio BOLimpíadas. Inscreva-se já!
http://desafio.bol.com.br/bolimpiadas

Jornal do Brasil
Índice para outras editorias
POLÍTICA

Sexta-feira, 1º de setembro de 2000


Abin dá garantia
para urna eletrônica

Segundo estudo do centro de pesquisa da agência,
não existe possibilidade de fraude na votação

SONIA CARNEIRO

BRASÍLIA - Um estudo técnico encomendado pelo diretor-geral da Agência Brasileira de Informações (Abin), general Ariel de Cunto, descarta a possibilidade de desvio de votos nas 360 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas em todo o país, nas eleições municipais de 1° de outubro. Segundo o documento, "os boletins de urna são impressos antes de serem cifrados pelo sistema de criptografia. Portanto, se o programa criptográfico alterasse o resultado, os boletins impressos conteriam dados diferentes dos recebidos pelos computadores na hora da totalização".

A possibilidade de fraude na urna eletrônica foi levantada pelo ex-governador Leonel Brizola, candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PDT, com base em dúvidas que o engenheiro do Amilcar Brunazo Filho levantou contra o sistema criptográfico criado pelo Centro de Pesquisa em Segurança das Comunicações (Cepesc), vinculado à Abin.

Museu - Para mostrar que o temor de fraude não tem base na realidade, o diretor do Cepesc, engenheiro Carlos Eugênio Mendes de Morais, abriu ontem pela primeira vez as portas do centro, que ocupa instalações do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI). O engenheiro disse que o programa criptográfico não tem como influenciar o resultado da urna, porque "não tem nenhuma conexão com os votos".

Para comprovar a excelência técnica do Cepesc, Morais exibiu peças do museu do centro, cujo acervo inclui criptógrafo para telex, misturador de voz, terminal bancário para a operação com cartão magnético, o Naval, aparelho que garante o sigilo das comunicações por satélite, e o módulo para codificação de dados militares.

Segundo Morais, a tradição do centro de pesquisa é garantia de que o sigilo do voto nas urnas eletrônicas é garantido. Depois que o eleitor vota, informou, é impresso o boletim de urna e só depois os dados entram no programa criptográfico para serem cifrados e gravados em disquete. Só no fim da votação, acrescentou, a urna eletrônica imprime o boletim com o resultado, que também é cifrado e gravado em disquete, para enviado aos computadores de totalização dos votos, onde são gravados em CD.

Iguais - "Isso significa que os dados gravados em CD têm que ser iguais aos do boletim de urna. O boletim será entregue aos partidos. Se houver alguma diferença, eles poderão contestar. Mas com esse programa isso é impossível de acontecer", afirmou Morais.

Segundo o engenheiro, a Abin não permite o acesso dos partidos ao sistema da urna eletrônica porque o programa criptográfico é usado, também, para proteger o sigilo dos documentos e das comunicações das Forças Armadas, do Itamarati, da Polícia Federal e do Ministério da Justiça, entre outros órgãos governamentais. "O programa que protege o sigilo do voto não interfere na votação", reiterou.

O diretor do Cepesc descartou também a possibilidade de interferência do mesário no voto do eleitor, por meio da máquina que faz a leitura do número do título. "O título nada tem a ver com o voto. São contagens separadas. Não tem programa criptográfico na máquina que insere o título de eleitor. O programa está na urna para garantir o sigilo da manifestação do voto", concluiu Morais.

Tudo por um sigilo absoluto

A POLÊMICA DA URNA ELETRÔNICA

 
 



Veja a lista de sites relacionados à editoria

| PRIMEIRA PÁGINA| HOME-PAGE JB ONLINE | EXTRA!| Editoriais| Colunas e Cadernos |
| ECONOMIA | POLÍTICA | INTERNACIONAL | BRASIL | ESPORTES | CIDADE | CADERNO B | CIÊNCIA|

Expediente
Copyright (c) 1995, 2000, Jornal do Brasil, Primeiro Jornal Brasileiro na Internet!

Responder a